terça-feira, junho 30, 2009

ALEMANHA UNITED

Este título que vem na pág 54 do jornal I, num artigo assinado por Rui Miguel Tovar, refere-se, com muita originalidade, à vitória da selecção alemã no Euro sub21 de futebol. E clarificou as dúvidas que eu já retinha. No onze inicial desta selecção, apenas 2 são representantes da raça germânica, aquela "ariana", de olhos azuis e assim... Pronto, esta foi mázinha... Retiro o que disse, esta referência aos nazis, que tanto deveria envergonhar e espero que envergonhe o povo germânico.
Adiante, jogadores como Castro, Özil, Aogo, Kedhira, Dejagah ou Boateng, já me tinham feito pensar se os alemães andavam a inventar nomes no registo civil... Assim, graças a este artigo, confirmo, que apesar de alguns terem nascido já na Alemanha, têm origens tão remotas como Israel, Nigéria, Tunisia, Bósnia, Irão, Turquia, Gana... Um verdadeiro melting pot. Eu lembro-me de um senhor, assim com um bigode esquisito, que, se fosse vivo agora, estaria na sua cela às cabeçadas com a parede e a pensar que a sua pátria seguiu um rumo completamente inverso ao que ele idealizara. Felizmente, digo eu.
Isto tudo, serve de reflexão para a nossa própria selecção... Confesso que também não sou muito favorável a ter 9 jogadores no nosso onze inicial, que não "nos pertencem", mas se fossemos campeões do mundo com 5 jogadores brasileiros, angolanos, cabo verdianos, etc... Eu faria toda a festa do mundo!

Sem comentários: