segunda-feira, fevereiro 18, 2008


7's e 1 Oito

Três filmes diferentes, todos eles nota 7 para mim. As expectativas muito elevadas levam a isto. Primeiro, American Gangster. Filme de Ridley Scott com Denzel Washington e Russel Crowe. Esparava mais deste, muito sinceramente. Uma realização segura e interpretações convicentes, numa história verídica.

Outro, Michael Clayton, filme com 7 nomeações para óscar, incluindo algumas das mais importantes, melhor filme, melhor realizador(Tony Gilroy), melhor actor (George Clooney), melhor actriz secundária (Tilda Swinton) e melhor actor secundário (Tom Wilkinson), melhor argumento original e melhor banda sonora original.... Uffff... É obra. 7 nomeações... com isto, é normal que as expectativas fossem altas quando decidi ver este filme. A nota 7 que lhe atribuí diz tudo, em relação à minha modesta opinião. Das nomeações ao óscar, acho que a única realmente merecedora de tal, é o Tom Wilkinsom, um grande actor com mais uma grande perfomance. De resto, não achei o filme assim TÃO bom. Digamos que é uma espécie de Erin Brockovich desta década e na versão masculina. Apesar de tudo, vale a pena ver. A história podia não ser muito atractiva, mas a maneira como é contada e interpretada, torna o filme agradável de se ver.

Terceira nota 7 da semana vai para o novo de Wes Anderson - The Darjeeling Limited. Com o humor peculiar e com todas as imagens de marca a que este realizador nos tem habituado. Ok, o humor não é muito fácil de absorver, dentro da melancolia de que se revestem as personagens dos filmes deste autor, mas é brilhante. Com Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Shwartzman nos principais papéis, é um filme muito agradável de se seguir, passado na Índia e com pequenos apontamentos deliciosos que só se encontram na obra de Wes Anderson. Aconselhável.

Para o fim deixei o melhor:) No Country for Old Men. Este leva nota 8. Dos três nomeados ao óscar de melhor filme que vi até agora, este continua a ser o meu favorito. Apesar disso There Will Be Blood, dizem por aí, que é a grande obra prima desta década, portanto, aguardo com expectativa por este. Em relação a este dos Irmãos Coen, destaco desde já a imponência da interpretação de Javier Bardem (nomeado para melhor actor secundário)... que grande interpretação! Está nomeado para 8 óscares no total e é, de facto, um grande filme. Talvez o melhor de sempre dos Coen. Confesso que até agora o meu preferido era Fargo. Temos Tommy Lee Jones, temos Josh Brolin que de repente se tornou num secundário de luxo de Hollywood, temos Woody Harrelson... E temos uma história fantástica que se desenrola sem música, e que no decorrer das suas 2 horas de filme, não aborrece nem um bocadinho. É o meu favorito, repito. Só me falta ver Atonement e There Will Be Blood. Não me parece que o primeiro retire No Country do Óscar de melhor filme. Em relação ao segundo... Bem, Daniel Day Lewis num filme de Paul Thomas Anderson... hmmm... Estou desejoso de ver isso, e verificar se No Country for Old Men, continua na frente na minha opinião pessoal à corrida pela estatueta mais desejada. E não, não me estou a esquecer de Juno, que parece um outsider nesta corrida, mas que pode ser uma surpresa também.

Sem comentários: