sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Blu-Rayzices
Depois de um ano a resistir, decidi comprar a bela da Playstation3. Mas confesso, apenas pelo Blu-Ray. Como orgulhoso proprietário de 2 belas Xbox360, confesso que a consola da Sony apenas me seduziu pela possibilidade de ver filmes em Blu Ray. E nesse aspecto, não podia estar mais satisfeito. É de facto magnifico ver filmes em alta definição!
Dada a minha relutância em ver filmes mais antigos devido à fraca qualidade de imagem e som, agora decidi ver dois clássicos de Kubrick em versões mega remasterizadas e... Uau! Que qualidade. E já agora, que belos clássicos. Vi primeiro Full Metal Jacket. Dei-lhe nota 7 no imdb. Depois, arrisquei esse grande clássico Laranja Mecânica. E digo-vos, percebi completamente o porquê de tamanho culto. Dei-lhe um 8, porque confesso, que tenho dificuldade em lidar com o espaço temporário... Lembro que é um filme de 1971. Mas mesmo assim, é incrivelmente actual nalgumas situações. Que extraordinário desempenho de Malcolm McDowell... Incrível realização. A dicotomia entre o bem e o mal na personalidade de "Alex"... Para além de todo o choque provocado por cenas "ultra violentas", sexuais, a mensagem do filme passa por completo para o público, se este se alhear do "choque" que as imagens propositadamente provocam. Imagino bem como terá sido a reacção de algum público na altura. Ainda hoje, aposto que este filme consegue provocar alguns espíritos mais sensíveis. Mas a temática da lavagem cerebral, de se tentar transformar um hooligan em alguém incapaz de fazer mal... A ética, a moral, é o que realmente se debate neste filme, por baixo de todo o cenário! Vale a pena perder algum tempo para se ver ou rever obras destas. E se for possível em alta definição, melhor!
Dei por mim a ver os extras, coisa que raramente faço nos dvd's... por falta de tempo, ou simplesmente porque nem sempre são realmente interessantes...
Escusado será dizer que a obra de Kubrick vai ser visionada por este vosso amigo... O único filme que conhecia era o mais recente Eyes Wide Shut, que considerei... vá... "fraquinho". Espero arranjar algum tempo, entre os filmes mais recentes que vão saindo constantemente, para ver The Shining, Dr StrangeLove ou 2001.
Aparte disto, vi também Gone Baby Gone realizado por Ben Affleck ao qual dei uma nota 6. Talvez levado pelas críticas muito positivas de amigos, aliando a isso um leque de actores fenomenal, dos quais destaco o desempenho de Ed Harris e da nomeada para óscar por este filme Amy Ryan, parti para o visionamento deste filme com as expectativas em alta. Acabaram um bocado goradas mas nem por isso deixo de aconselhar este filme. Vê-se bastante bem e foca um tema bastante actual. Portanto algumas pessoas estarão mais receptivas a uma história deste tipo.
Um 8 para Eastern Promises de David Cronenberg. Destaco, acima de tudo, a fantástica perfomance de Viggo Mortensen, nomeado para óscar e que é novamente dirigido por Cronenberg, depois de Uma História de Violência. A história gira em torno da viagem que a personagem de Naomi Watts enceta por dentro da máfia russa radicada em Londres, em busca da família de uma criança que ficou orfã no hospital onde esta trabalha. E mais não digo. Eu gostei. Muito. E esta é apenas uma opinião. :)

Sem comentários: